O que é balanceamento de rodas?

O que é balanceamento de rodas? Uma frase tão comum na cabeça dos motoristas que as pessoas apesar de saber ser necessário, não sabem exatamente do que se trata. Vamos explicar.

 

Balanceamento é o ato de equilibrar o justamente o balanco dos materiais e partes de tudo que gira. Se existir um desbalanceamento a parte tente a gerar mais força de um lado do que do outro, causando assim barulhos, trepidações e num carro, deformação precoce dos pneus e itens de suspensão, queda na estabilidade e performance.

Com as rodas de um carro é a mesma coisa, se a roda com o seu aro circular perfeito, quando o carro andar acima de 80 ou 100 km/h o volante começa a trepidar. Com o tempo, a roda sofre com buracos e valetas que deformam de maneira muito discreta as rodas deixando mais ovais do que redondas. Para resolver este problema, deve haver uma compensação de peso do lado oposto.

Um bom exemplo e a máquina de lavar roupas que temos em casa. J;a notaram que a roupa é colocada de um lado só a máquina vibra muito e até sai do lugar? Ai abrimos, distribuímos melhor as roupas e o problema some? É o mesmo principio com seu carro.

Apesar de ser sentido em velocidades mais altas, o desbalanceamento é responsável por deformar os pneus e demais itens da suspensão, pois trata-se de um movimento que o seu carro não foi feito para suportar continuamente. É sugerido fazer o balanceamento e correto rodizio de pneus a cada 5 a 10.000 km.

 

Dúvidas? Gostaria de um orçamento? Solicite um contato conosco.

São José Pneus. Sua oficina de confiança em Santana, zn.

 

  • Compartilhe