Luz de injeção acesa no painel do Hyundai HB20
Hoje vamos falar de mais um problema comum em nossa oficina. Luz de injeção acesa no Hyundai HB20 1.0 e 1.6.
Existem duas situações comuns que podem apresentar este sintomas.
Recebemos com alguma frequência HB20 1.0 e 1.6 com a luz da injeção acesa, falta de potência e marcha lenta irregular. É feita a análise no scanner e na maioria dos casos detectamos falha em um dos cilindros. Trata-se de uma falha comum na bobina de ignição, que deve ser checada a cada revisão de 20.000km e substituída a cada 40.000km. Ao levar o veículo em algumas oficinas ou concessionárias, o motorista acaba recebendo diversas possibilidades, como bobinas, velas, limpeza de bicos, troca de filtros, limpeza de peças teoricamente carbonizadas, reset de injeção e etc, sendo que se a revisão do veículo estiver em dia, não existe necessidade destas trocas ou limpeza de sistema e apenas a bobina na maioria das vezes.
Outro problema menos comum nos modelos 1.6 mas presente nos motores 1.0 é a saturação do catalisador, que também faz com que a luz da injeção acenda. Com maior frequencia em veículos abastecidos com gasolina. Um dos sensores do catalisador identifica falha na peça e liga a luz da injeção.
Se o seu Hyundai está dentro da garantia você deve leva-lo e exigir a troca de peças defeituosas apontadas pelos técnicos, mas nunca pagar pelo serviço nesta situação. Caso seu HB20 já esteja fora da garantia, venha nos visitar e fazer um orçamento sem custo.
Este problema, apesar de simples e de fácil detecção, engana muitos mecânicos e motoristas. Pois o código de erro, apenas diz que existe falha no cilindro mas não informa o que está causando a falha. Daí a importância de um diagnóstico avançado e não apenas leitura de códigos de erro. Poupar tempo e dinheiro, sem trocar peças boas e gerar custos desnecessários.
Como sempre, batemos na tecla de substituir apenas o que realmente for necessário. Solicite orçamento sem custo.
São José pneus, sua oficina de confiança em Santana.