Aquaplanagem: perigo nas chuvas

Dicas para se prevenir contra este grande inimigo

Sabe quando o carro passa pelo asfalto molhado e, por alguns segundos, ele parece deslizar, sem que você consiga controlá-lo? Esta perigosa experiência se chama aquaplanagem: a perda de contato do veículo com o solo pela existência de uma camada de água debaixo do pneu.

Quando o veículo passa sobre a superfície molhada, forma-se uma espécie de onda à frente dos pneus. A banda de rodagem rompe essa onda, por sua compressão. O problema se dá quando a pressão do pneu é inferior à da água: sem conseguir empurrá-la, ele perde o contato com o solo.3 dicas de ouro para evitar a aquaplanagem

1. Sempre confira a pressão dos pneus
Se os pneus estiverem 30% abaixo do recomendado pelo fabricante, a probabilidade de sofrer aquaplanagem aumenta significativamente.

2. Nunca ande com pneus gastos
Sem a profundidade do desenho de escultura, o pneu perde a capacidade de drenagem da água.

3. Diminua a velocidade
Quanto maior a velocidade do veículo e mais profunda for a poça de água, maior a probabilidade de ocorrer aquaplanagem. Portanto a dica é pegar mais leve no acelerador, principalmente quando há muita chuva.

TECNOLOGIA MICHELIN AJUDA A EVITAR AQUAPLANAGEM

 

A partir de diversos estudos em nossos laboratórios de pesquisa e testes em pista, A Michelin desenvolveu pneus com tecnologia especial para dar maior segurança aos motoristas e pilotos mesmo em condições adversas

Precisa de ajuda ou gostaria de um orçamento pelo Whatsapp?
Clique aqui para atendimento no whatsapp

Quer saber mais sobre oficina, serviços de manutenção e pneus?
Clique aqui para acessar nosso blog de informações

Que saber mais sobre os serviços na oficina São José Pneus?
Clique aqui para serviços automotivos

  • Compartilhe