Volksvagem não pega ou demora para dar partida nos dias frios

Volksvagem não pega ou demora para dar partida nos dias frios.

Dias frios chegando e já recebemos uma leva de veículos que tem dificuldade para dar a primeira partida do dia. Já abordamos este tema antes neste post, e hoje vamos falar um pouco mais dos elementos que compõe o sistema e ajuda-lo a entender o problema. O importante é diagnosticar peças antes da sua substituição.

Por ser um problema comum em diversas marcas, é um assunto amplamente divulgado na Internet o que geralmente levam proprietários e até algumas oficinais ao erro.

O sistema de partida a frio é composto por um reservatório de gasolina, uma válvula solenoide que abre e fecha controlando o fluxo de gasolina, um bico injetor em alguns casos, auxilio de alguns sensores como sondas e claro, tudo controlado pela ECU do motor (engine control unit).

Reservatório de gasolina

Acumula sedimentos da própria gasolina e muitas vezes contém gasolina estragada que se transforma numa gosma sem poder de queima. Quando injetado não tem efeito de queima. Necessário avaliar, limpar e substituir por gasolina nova.

Válvula solenoide

Pode travar aberta ou fechada, impedindo o fluxo de gasolina ou permitindo que a mesma seja “sugada pelo motor” esvaziando o reservatório rapidamente. Necessário avaliação e se necessário a sua substituição.

Bico injetor de partida a frio

Pode entupir ou travar aberta, deve ser avaliada, limpa ou substituída.

Sonda lambda

Pode apresentar defeito e informar parâmetros errados a ecu, gerando falhas na leitura e consequentemente ao sistema.

 

  • Compartilhe