Filtro de ar para motor

O filtro de ar para motor é um elemento simples, na maioria das vezes feito de papel mas de extrema importância.

Os motores apesar de durarem muitos mil kilometros, são sensíveis a qualquer alteração. Seja na qualidade do combustível, fluxo de ar e combustível reduzido, velas e cabos de ignição, sistema de bobeamento, sensores e módulos controladores. Se qualquer um destes elementos estiverem avariados, o motor sente. Sente como? “Sente” atravez de vibração ou trepidação excessiva, consumo de combustível alterado (normalmente gastando mais), falhas em marcha lenta e dificuldade para dar a partida em dias mais frios ou quentes. Tudo impacta no funcionamento do motor.

É comum você voltar do trabalho, desligar seu carro e no dia seguinte ao tentar dar partida o motor não funciona. Você logo imagina o transtorno, custos, ficar sem o carro dias… ou então ao parar num farol ou ligar o ar condicionado, você nota o veiculo “tremendo”, rotação do motor oscilando, consumo de combustível anormal e uma luz acende no painel (luz da injeção).

O que pode ser? Novamente o motorista entra em panico, já imagina que o carro está “condenado” ou que vai gastar rios de dinheiro. As vezes sim, mas na grande esmagadora maioria dos casos não é nada disso.

O motor como informado neste post, é um elemento preciso e até sensível. Um filtro de ar sujo, um diafragma ou pressão na linha de combustível avariada, uma vela queimada entre outros problemas SIMPLES, já bastam para atrapalhar o dia do motorista. O mais barato e ainda mais recomendado é a manutenção preventiva, mas quando não é possível o o motorista se depara com o problema é muito comum a troca de peças sem muita distinção. Isso ocasiona aumento de custo, maior tempo de oficina e muitas vezes não sana completamente o problema.

Vamos dar um exemplo simples. Um veiculo chega em nossa oficina. Motor “fraco” em marcha lenta, trepidando e oscilando em marcha lenta. O que você acredita que pode ser?

  • TBI suja?
  • Velas e cabos queimadas?
  • Filtro de ar?
  • Filtro de combustível?
  • Bomba de combustível?
  • Sujeira nos bicos?
  • Reset de injeção?
  • Troca de combustível?
  • Bateria fraca

Veja que a lista de possibilidades só aumenta e tem mais elementos… todos óbvios” e com certeza vão melhorar o desempenho se forem trocados, limpos, mas de onde vem o problema mesmo?

Você deve ter certeza que é uma TBI ou bicos sujos, certo? Pode ser a bomba de combustível? Pode ser tudo isso junto, mas antes de substituir peças, analisamos o veiculo no scanner e detectamos que o problema ficava mais evidente com o veiculo desligado, um pequeno problema no regulador de pressão que fica dentro do tanque e mantém a pressão no sistema constante. Ao ligar e conduzir o veiculo, nada se notava, mas ao deixa-lo trabalhando em marcha lenta, a pressão da linha caia e o motor apresentava todos aqueles sintomas. Queremos dizer que a peça mais a mão de obra ficou abaixo dos 200 reais e sanou completamente o problema. Foram feitas as demais manutenções do sistema, mas já de forma preventiva, pois o problema não existia mais. Como chagamos até o regulador de pressão? O sintoma é o mesmo de um filtro de ar saturado.

É importante diagnosticar antes de trocar qualquer peça que não seja de desgaste. Onde? Aqui na São José pneus! Sua oficina de confiança em santana.

 

Precisa de ajuda ou gostaria de um orçamento pelo Whatsapp?
Clique aqui para atendimento no whatsapp

Quer saber mais sobre oficina, serviços de manutenção e pneus?
Clique aqui para acessar nosso blog de informações

Que saber mais sobre os serviços na oficina São José Pneus?
Clique aqui para serviços automotivos

  • Compartilhe