Água do radiador baixando

Água do radiador baixando – Quando a água do radiador baixa de forma significativa em um veículo, pode ser um sinal de um problema no sistema de resfriamento do motor.

O sistema de resfriamento é essencial para manter a temperatura do motor em um nível adequado e evitar o superaquecimento. Se a “água do radiador” está diminuindo, aqui estão algumas possíveis causas e ações a serem consideradas.

Radiador usa água mesmo?

Sim e não. O líquido de arrefecimento é composto por uma mistura de água destilada ou desmineralizada e anticongelante. O anticongelante é geralmente à base de etilenoglicol ou propilenoglicol e possui propriedades que impedem a água de congelar em temperaturas muito baixas e ferver em temperaturas muito altas. A mistura, também é responsável por impedir que a água cause danos as partes de metal, como ferrugem. Por isso é importante a correta manutenção e troca do aditivo.

O líquido de arrefecimento contém propriedades anticorrosivas, o que significa que eles são formulados para ajudar a prevenir a corrosão e a formação de ferrugem no sistema de arrefecimento do veículo. Essas propriedades anticorrosivas são adicionadas para proteger as partes internas do motor, radiador e outras peças do sistema de arrefecimento contra a oxidação causada pela água.

Validade do liquido de arrefecimento

Recomenda-se a troca do líquido de arrefecimento anualmente, independente da quilometragem, junto com a inspeção completa do sistema. O líquido de arrefecimento, é um componente vital do sistema de refrigeração do motor, tem custo baixo e troca rápida. É um risco muito grande rodar com o líquido de arrefecimento sem suas propriedades originais, que refrigera e garante que peças de metal não oxidem.

Porque a “água do radiador baixa”:

Vazamento no sistema: Verifique se há vazamentos visíveis de água embaixo do veículo ou na área do radiador. Vazamentos podem ocorrer em mangueiras, conexões, radiador ou até mesmo no motor. Em casos mais sérios, você pode notar sinais de manchas úmidas ou até poças de água no chão. O que não é comum, pois o funcionamento do motor depende do líquido e se este estiver vazando ao ponto de pingar no chão, seu motor já pode estar comprometido, pela falta de aditivo.

Vazamentos invisíveis

O problema mais comum são vazamentos não detectáveis, praticamente invisíveis sem um olho treinado. A manutenção incorreta e também com desgaste natural de peças, o sistema pode apresentar pequenos vazamentos, praticamente invisíveis. Na maioria das vezes o vazamento existe apenas quando o motor está quente e em quantidades bem pequenas, que evaporam antes mesmo de pingar no chão. Um problema silêncioso que aos poucos esgota o sistema de arrefecimento e permite que a temperatura do motor suba a ponto de “ferver”.

Nestes casos, a correta inspeção pode apontar estes pontos de fuga ou podemos utilizar equipamento especiais que ajudam a localizar e reparar o vazamento.

Problemas causados pela falta de refrigeração no motor

Junta do cabeçote danificada:

Uma junta do cabeçote com defeito pode permitir que a água do sistema de arrefecimento entre nas câmaras de combustão ou no óleo do motor, resultando em uma diminuição do nível de água no radiador. Verifique se há sinais de mistura de óleo e água, como óleo de cor esbranquiçada ou espuma no reservatório do radiador ou na vareta de óleo do motor.

Radiador entupido:

Um radiador obstruído por sujeira ou detritos pode reduzir a circulação de água e afetar a capacidade de resfriamento. Verifique se o radiador está limpo e desobstruído.

Tampa do radiador com defeito:

A tampa do radiador é projetada para manter a pressão adequada no sistema de resfriamento. Se a tampa estiver com defeito, pode levar a vazamentos ou perda de água. Considere substituir a tampa do radiador, se necessário.

Problemas no reservatório de expansão:

Verifique se o reservatório de expansão está em boas condições e não apresenta vazamentos. O reservatório permite que o sistema de resfriamento se ajuste à variação de temperatura do motor.

O que fazer ao notar que o nível da água do radiador está baixando?

Em situações normais de uso, dia a dia, se notar que o aditivo está baixando com frequência, venha nos visitar e fazer um orçamento grátis. O sistema de arrefecimento é lacrado, não deve baixar água. No caso da água baixar, é forte indício de vazamento no sistema. Evite problemas maiores e venha nos visitar.

Trabalhamos com todas as marcas, nacionais e importados. Oferecemos mão de obra qualificada e equipamentos necessário para executar o serviço de diagnóstico, manutenção e correção.

Precisa de ajuda ou gostaria de um orçamento pelo Whatsapp?
Clique aqui para atendimento no whatsapp

Quer saber mais sobre oficina, serviços de manutenção e pneus?
Clique aqui para acessar nosso blog de informações

Que saber mais sobre os serviços na oficina São José Pneus?
Clique aqui para serviços automotivos

  • Compartilhe