Alinhamento é o ajuste da posição das rodas na suspensão em determinados ângulos, para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir, evitando que o veiculo puxe a direção para um dos lados, e que haja desgaste irregular ou prematuro dos pneus. É recomendável a verificação do alinhamento de rodas toda vez em que ocorrerem fortes impactos como choque com guias, quedas em buracos ou lombadas, a cada troca de pneu, a cada substituição dos componentes da suspensão, quando o veículo apresentar instabilidades e a cada 10 mil quilômetros rodados.
Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão, poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem. Pneus que “cantam” nas curvas e volantes que teimam em permanecer tortos nas retas são sintomas de desalinhamento. Para entender melhor a importância do alinhamento, verifique os itens a seguir.
DICAS: Quando fazer um alinhamento:
A cada troca de pneus
Quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro
Quando os pneus apresentarem desgaste da banda de rodagem em forma de escamas
Quando um pneu tem maior desgaste que o outro
Trepidação das rodas dianteiras
Vibração do carro
Volante duro
O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante
O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados
O veículo tende para a esquerda ou para a direita
Em condições normais, a cada 5.000 km (por ocasião do rodízio e balanceamento)
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