Carro parado na quarentena, dicas para manutenção

Carro parado na quarentena, dicas para manutenção

Adiriu ao #FIQUEEMCASA? Legal, em breve estaremos todos reunidos novamente. Mas por enquanto a ordem é o afastamento social por tempo ainda não definido.

Neste período que as ruas estão vazias, nossos querido carros estão quietinhos, parados e esperando. Será que não é necessário fazer nada mesmo?

Confira estas dicas São José Pneus para que você mantenha seu carro em perfeito estado e até ocupe um pouco do tempo!

 

1 – Mantenha o seu carro limpo na quarentena

O carros ficam cobertos por finas camadas, praticamente películas de poeira, óleo, fezes de animais, chuvas acidas e etc. Se o seu carro está de quarentena, mantenha ele limpo. Essas misturas muitas vezes se mostram acidas e podem impregnar ou até danificar a pintura. Se optar por lavagem profissional, nosso centro de estética Fenix está trabalhando com a opção de horários agendados e mínima espera. Deixe o trabalho conosco! Se preferir colocar a mão na massa, use sabão NEUTRO, apropriado para pinturas / carros. Nunca use sabão é pó ou detergente. Estes são feitos com bases corrosivas, removem a proteção do pintura e também ficam impregnados na lataria. Com uma esponja ou pano de algodão, molhe o carro e de cima pra baixo, do teto para baixo, esfregue virando e enxaguando a esponja frequentemente. Isso diminui o risco daqueles micro riscos vistos ao sol.

 

2 – Freio de mão solto na quarentena

O freio de mão ou estacionamento, mecânico ou eletrônico, trabalham com um sistema de lonas que são pressionadas contra a estrutura da roda mantendo-as travadas. É muito comum ocorrer o travamento deste sistema se tensionado por muito tempo, ferrugem e água. Em alguns casos o carro chega a arrastar a roda travada, mas não solta. Eventualmente sendo necessário inclusive a presença de um profissional. Para evitar isso, use calços de madeira nos pneus e depois do carro parado, engate uma marcha.  Para veículos automáticos, apenas calce os pneus e deixe na posição P ou N. Se acontecer com você, evite trancos, marteladas, sopradores de ar quente e outras “soluções” que podem causar outros danos muito mais onerosos. Principalmente em sistemas eletrônicos de freio de estacionamento. Procure um profissional.

 

3 – Pneus na quarentena

Os pneus tendem a perder a calibração com o uso e tempo. É um fenômeno que acontece em qualquer pneu, por isso existe a necessidade constante de calibragem. Parado, o mesmo fenômeno acontece, apesar de parece mais lento, acontece e acaba deformando os seus pneus. Adquirem um formato “achatado” na área de contato com o solo. Se for possível, movimente o carro alguns metros na garagem, para que os pneus não fiquem sempre na mesma posição. Isso reduz as chances de deformação. Garanta que os mesmos estejam sempre calibrados.

 

4 – Bateria na quarentena

A bateria é outra que precisa de atenção. Veículos mais antigos, mesmo desligados, usam a bateria alimenta um série de sensores, pequenos dispositivos como relógios, rádios, módulos de som e alarmes, principalmente quando instalados após a produção do carro, tendem a puxar alguma carga da bateria. Eventualmente pode impedir a partida por falta de carga.   Por isso é necessário preparar a bateria para a “quarentena” e desconectar os conectores. Se você tiver as ferramentas em casa a bateria for de fácil acesso, é recomendados desconectar pelo menos um dos polos, o que estiver mais acessível.  Isole o cabo com fita adesiva e garanta que o mesmo não vai encostrar em nenhuma parte condutora, como a lataria. Quando for reconectar, lembre-se de dar um bom aperto para que o conector da bateria fique realmente fixo. Tem que estar bem apertado.

Se o seu carro é novo, confira se o manual diz algo a respeito.

5 – Combustível no tanque na quarentena

Esse é um problema. O combustível tem vida útil relativamente pequena. Devido ao seu poder de evaporação, volatilidade e até pela qualidade que combustível que colocamos em nossos carros, Vamos dar de dois ou três meses até que este combustível perca sua eficiência. O recomendado é deixar o minimo de combustível no tanque. Se o seu tanque está cheio, pode ser recomendado retirar o combustível e armazena-lo em tanques / galões  apropriados e mangueira de sucção. Se você não dispõe destes itens, tudo bem. Espere até o final da quarentena e venha nos visitar para fazer a remoção do combustível. Não é desperdício e sim uma medida preventiva que a integridade de todo sistema de combustível não seja prejudicado. Combustível de má qualidade ou velho, podem criar resíduos indesejados, desregulam o carro, entopem filtros um vez que o combustível pode decantar partículas de água ou sujeira para o fundo do tanque e por fim, fazem bombas de combustível trabalharem com sobre carga, uma vez que a vazão no sistema é reduzido.

 

6 – Paletas de quarentena

As paletas dos limpadores de para-brisas também sofrem com a falta de uso e hidratação. Ficam tensionados na mesma posição, contra o vidro e perdem rapidamente a hidratação que acontece com a própria água. Neste período, levante os limpadores e limpe-os com um pano úmido apenas. Isso vai estender a vida útil do mesmo. Uma dica fazer suas paletas durarem mais, quando acabar a quarentena, é sempre lavar os vidros, mesmo que usando a água do próprio limpador. Isso evita acumulo de poeira nas laminas, que depois cão criar micro-riscos no vidro, como hidrata a borracha fazendo que suas paletas durem mais!

Dúvidas? precisa de auxilio profissional? Conta com a gente! Estamos trabalhando com horários agendados e minima espera para nossos clientes.

 

Precisa de ajuda ou gostaria de um orçamento pelo Whatsapp?
Clique aqui para atendimento no whatsapp

Quer saber mais sobre oficina, serviços de manutenção e pneus?
Clique aqui para acessar nosso blog de informações

Que saber mais sobre os serviços na oficina São José Pneus?
Clique aqui para serviços automotivos

  • Compartilhe