O que faz um pneu desgastar prematuramente

Uma pergunta recorrente, mas que sempre vale a pena dar uma pincelada. O que faz um pneu desgastar prematuramente? Você sabe o que faz um pneu desgastar prematuramente e o que garante melhor aproveitamento do mesmo? Vem com a São José… a gente explica.

Antes de tudo, é importante citar que todo pneu tem validade. Cada fabricante garante o material de construção por 5 ou 10 anos. Obvio que isso depende diretamente de muitos fatores, como intemperes, acidentes com os pneus e claro, a correta manutenção dos mesmos. Manutenção de pneus? Existe isso? A resposta é um grande “SIMMM”.

Como dito anteriormente, muitos fatores afetam o desempenho e vida útil do pneu, mas no geral, podemos esperar que um pneu seja confiável e ofereça segurança dos 30 até 50km. Isso depende muito do clima, manutenção, calibragem, modo de conduzir e vias em que o veiculo transita.

A manutenção básica dos pneus e feita pela correta calibragem (mensalmente, de acordo com o pneu x veiculo – vide manual) e rodizio periódico (a cada 5000km). Isso é o mínimo que todo motorista deve fazer para garantir vida máxima dos pneus e economia de combustível, já que a resistência a rolagem é menor.

Desgaste lateral

Pneus com baixa pressão tendem a gastar nas laterais, mantendo a banda de rodagem intacta:

  • Reduz a vida útil da banda de rodagem em função do aumento do desgaste nas bordas externas (ou ombros) do pneu
  • Esquenta excessivamente, o que reduz a durabilidade do pneu
  • Maior gasto de combustível em função do aumento da resistência ao rolamento

 Desgaste lateral e prematuro quanto a pressão do pneu está abaixo do indicado pelo manual

 

 

Desgaste na área central

Pneus com alta pressão tendem a gastar no centro da banda de rodagem, mantendo as laterais com pouco ou nenhum desgaste:

  • O centro da banda de rodagem suporta a maior parte da carga e se desgasta rapidamente em relação as bordas externas.
  • Para evitar isso, sempre verifique os pneus quando estiverem frios.

Desgaste central e prematuro quando a pressão do pneu está acima do indicado pelo manual.

 

Desgaste natural

Pneus com calibragem correta desgasta por igual em toda sua banda de rodagem e por ter uma área de contato com o solo maior, apresenta mais estabilidade, segurança e poder de frenagem:

 Desgaste em toda banda de rodagem em pneus com calibração correta.

 

Outras situações

O conjunto de suspensão é igualmente responsável pelo correto desgaste dos pneus quanto o próprio pneu. O alinhamento de direção trás conforto e segurança para o motorista e passageiros e também é responsável pelo desgaste correto dos pneus. Amortecedores e molas “cansados”, hastes de conexão e falta de alinhamento também ocasionam desgaste irregular e prematuro nos pneus. É importante fazer periodicamente o rodizio de pneus verificar o conjunto de suspensão em busca de avarias. Buracos e desgaste natural, pode afetar uma haste de sustentação, as vezes uma peça de 30 ou 40 reais que pode condenar seus pneus e gerando um gasto muito maior e desnecessário. Maior, pois o custo de pneus não é baixo e desnecessário, pois será necessário não apenas trocar uma peça, mas também trocar pneus que desgastaram antes do final de sua vida útil.

 

Se você ficou com dúvidas, venha nos visitar para uma avaliação sem compromisso. Nossa filosofia respeita cliente e meio ambiente, peças só são trocadas se existe a real necessidade. Ser sua oficina de confiança é muito mais do que um simples slogan, é nossa filosofia diária!

 

Vem! 🙂

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