Vai viajar no fim de ano? Relembre dicas para deixar o carro em ordem!

As festas de fim de ano estão chegando e você já deve estar pensando em pegar a estrada para se reunir com a família ou então passear durante os dias de férias, não é mesmo? Sempre planejamos esses momentos com entusiasmo e não vemos a hora de descansar a cabeça para aproveitar os dias de folga, mas, antes de chegar na parte da diversão, é preciso pensar no item mais importante da sua viagem: A segurança.

Antes de tudo lembre-se, nossa oficina está pronta para fazer a revisão necessária no seu veículo. Venha nos visitar, temos a tradição, a confiança e os serviços que o seu veículo precisa! Vamos para as dicas?


Triângulo, macaco, chave de roda e demais itens de segurança:

Se estes três primeiros itens estão abandonados dentro do seu carro desde a era pré-histórica, é hora de conferir o funcionamento de cada um deles antes pegar a estrada. Um triângulo que esteja com haste de apoio quebrada não vai lhe ajudar muito em caso de emergência, não é mesmo?

Lembre-se também de checar o funcionamento do extintor de incêndio e se os cintos e segurança estão acessíveis (e fáceis de serem encontrados) por qualquer um dos passageiros. Se, por acaso, o veículo for parado pela Polícia Rodoviária, você terá grandes problemas se tudo não estiver em ordem.

Ah, nada de viajar com bebê no seu colo ou com crianças pulando soltas no banco de trás. Cadeiras de bebê são um item obrigatório. Com crianças dentro do carro você precisa ter cadeirinhas equivalente à idade de cada uma. Verifique se os equipamentos estão bem presos e se as crianças estão confortáveis.

Filtro de ar:

Na hora da revisão de final de ano confira a quantidade de poeira e sujeira que o filtro absorveu, caso o filtro ainda esteja branco, é um bom sinal, agora se o filtro estiver sujo, é necessário trocar o produto. Se não for trocado, o acúmulo de sujeira vai fazer com que o propulsor faça mais força do que o necessário, elevando o consumo de combustível. Além do carro perder força nas retomadas de velocidade. Nada agradável.

Barulhos na suspensão:

Hora de abaixar o som e pedir silêncio dentro do seu carro, pois os pequenos barulhos que surgem com o automóvel em movimento podem indicar problemas importantes. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na sua São José Centro Automotivo. As condições da estrada utilizada em trajetos diários podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão do veículo.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas:

Aqui está a dupla que sempre é deixada de lado na hora da revisão de final de ano. E ela se vinga por esse esquecimento, pois geralmente seus sintomas de mal funcionamento costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada ( carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica – que pode ocorrer quando o carro acerta um buraco ou a calçada. Quando estes problemas chegarem a se manifestar você já pode estar a meio caminho da sua viagem de final de ano. Guiar um carro que obedeça seus comandos parece óbvio, porque então deixar ele todo desregulado? Itens super importantes na sua revisão de final de ano!

Confira sua documentação e a do seu automóvel:

Não adianta estar com o carro impecável e ter que dar meia volta para casa com uma bela multa por causa de uma blitz, não é mesmo? É normal lembrarmos de pagar taxas e impostos do carro (pois geralmente fazem parte do nosso planejamento financeiro), mas os campeões em esquecimento são as validades de documentos relacionados ao veículo. Carteira de motorista é um dos itens que merecem muita atenção quanto à data de renovação. Também é muito importante checar se os documentos do veículo (o cRLV, ou seja, o Certificado de Registro Licenciamento Veículo) estão em ordem.

Planeje sua viagem com antecedência:

Antes de chegarmos nas dicas técnicas para o seu carro, vamos lhe lembrar da importância do planejamento do trajeto em caso de viagens mais longas. Se possível, opte por estradas com melhor conservação, para evitar danos ao seu veículo durante a viagem. Se não tiver escolha e precisar dirigir em estradas mal conservadas, opte por realizar a sua viagem durante o dia. No caso de uma colisão, pneu furado ou outros problemas com seu carro, o fator psicológico de poder enfrentar estres problemas na luz do dia já lhe ajuda a manter a calma, reparar o estrado e continuar a sua viagem.

Verifique o óleo:

Revisar o conjunto mecânico do veículo antes da viagem é fundamenta, para antecipar possíveis problemas que só serão acusados com o uso contínuo na estrada. Um dos itens a que se deve atentar é o óleo do motor.

Calibre e verifique os pneus:

Andar com os pneus na calibragem errada prejudica a dirigibilidade, afeta o consumo de combustível e reduz a durabilidade da borracha. Confira a pressão indicada pelo fabricante (em uma etiqueta presa à lateral da porta do motorista ou no manual) e faça a calibragem correta antes de iniciar o percurso.

Saiba usar as luzes:

Andar nas estradas pelo menos com o farol baixo passou a ser obrigatório no Brasil. Mas este não é o único recurso do conjunto óptico de um automóvel. Dependendo do modelo e da versão, o motorista terá à disposição luzes de posição, de neblina, de iluminação lateral etc.

Acomode bem seu pet:

Transportar animais soltos nos bancos, no colo de alguém ou mesmo com a cabeça para fora da janela é prática proibida pelo CTB. só vale carregá-los com equipamentos próprios de segurança, como cadeirinha, caixa de transporte ou cinto de segurança específicos, sempre em modelo adequado ao porte do seu bicho.

Explore mais o piloto automático:

O piloto automático pode ser muito útil para evitar multas na cidade. O uso mais indicado do recurso, porém, continua a ser nas rodovias. Ativá-lo permite andar com segurança (especialmente no caso dos controles adaptativos), dentro dos limites de velocidade e ainda promove um descanso aos pés do motorista. Só cuidado para não se distrair! O veículo pode seguir sozinho, mas o condutor precisa ficar atento a tudo que acontece ao seu redor.

Precisa de ajuda ou gostaria de um orçamento pelo Whatsapp?
Clique aqui para atendimento no whatsapp

Quer saber mais sobre oficina, serviços de manutenção e pneus?
Clique aqui para acessar nosso blog de informações

Que saber mais sobre os serviços na oficina São José Pneus?
Clique aqui para serviços automotivos

  • Compartilhe