Quando trocar os freios?

Quando trocar os freios? Essa é uma pergunta muito comum em nossa rotina.

A melhor forma para diagnosticar o sistema de freios, é levantando o veiculo e analisando pastilhas, discos de freio, conexões e fluído. Freio é um item primário de segurança, sempre recomendamos o acompanhamento e substituição sempre que necessário. No entanto, existem alguns sintomas que podem alertar o motorista em relação a anomalias no sistema de freios.

Decretar uma quilometragem para troca de itens como freios, suspensão previamente é muito complicado, depende do uso, condições de pista, clima, idade das peças, nestes casos é necessário avaliar as peças e substituir apenas o necessário.

No geral, os veículos tem uma grande “resistência” ao desgaste de itens primários de segurança: Freios, pneus e suspensão. É uma falsa impressão que tudo está funcionando e quando você precisar frear, o veículo simplesmente vai parar… é ai que 90% dos sinistros ocorrem. Os itens primários de segurança, continuam “funcionando” em situações normais, mas são quase inuteis em situações extremas. Numa freada brusca onde é necessário parar em um pequeno espaço evitando assim a colisão com outro veiculo, ou muito pior, uma vida. É uma situação que compromete a todos, incluindo os ocupantes do carro.

Um sistema de freios x suspensão x pneus em bom estado é capaz de parar um carro em pista molhada com 50% mais eficiência. Um exemplo seria um veiculo a 70 Km/h em perfeito estado leva em torno de 50 metros para parar totalmente, já um veiculo carente de manutenção, vai levar 100 metros para parar na mesma distância.

Resumindo, você pode rodar por anos sem precisar executar uma frenagem de emergência, mas vai notar freios deficientes justamente quando vmais precisar. Não é uma boa ideia.

Ruídos ou apitos ao pisar no freio nem sempre indica a troca de pastilhas ou discos. Por isso é necessário avaliar e substituir peças apenas quando necessário.Venha nos visitar e fazer um orçamento sem compromisso.

 

São José Pneus, sua oficina de confiança.

 

 

 

Precisa de ajuda ou gostaria de um orçamento pelo Whatsapp?
Clique aqui para atendimento no whatsapp

Quer saber mais sobre oficina, serviços de manutenção e pneus?
Clique aqui para acessar nosso blog de informações

Que saber mais sobre os serviços na oficina São José Pneus?
Clique aqui para serviços automotivos

  • Compartilhe