“Completar água do radiador”

Comum parar num posto e alguém comentar que “a água do radiador está baixa, quer completar?”. E o solicito moço do posto, vem com aquele regador cheio de água (e quem sabe mais o quê?), completar o nível do reservatório. Um grande erro. Água no reservatório, apenas em casos de extrema urgência até chegar em nossa oficina.

A água da torneira, não apenas contem minerais e elementos químicos, como tem a sua temperatura de ebulição e congelamento muito menor do que o correto e indicado Aditivo para radiador ou fluído de arrefecimento. Essa água está muito mais propensa a ferver ou congelar, do que o aditivo correto.

Dentro do motor, existem diversos dutos onde o fluído circula dentro do bloco sem tocar as peças internas ou se misturar com óleo. Quando o motor chega em uma determinada temperatura, diversas peças, como bomba de água, tampas, tanque de expansão, mangueiras, válvulas e ventiladores entram em ação, fazendo com que o aditivo circule, mantendo a temperatura ideal. Normalmente em torno de 90 graus.

Água e metal nunca foi um bom casamento, não é? Dentro do motor é a mesma coisa. Quando substituímos o aditivo por água pura as ligas metálicas do motor começam inevitavelmente um processo de corrosão / ferrugem.

Todo veiculo tem seu tipo correto de aditivo e também um tanque de expansão, o chamado “reservatório de água” ou apenas “tanquinho”. Nele você poderá visualmente avaliar a cor e nível do aditivo que está sendo usado em seu carro. Sim, os fabricantes distinguem os produtos pela cor. Alguns são aplicados puros e outros são concentrados e devem ser diluídos com água desmineralizada.

 

Como checar o nível no reservatório?

Visualmente, sempre com o motor frio, analise o nível do aditivo sem abrir o reservatório de expansão a sua coloração (não deve ser marrom, como água barrenta. Na realidade o que acumula dentro é ferrugem. Se a tonalidade for muito marrom ou o tanque de expansão estiver muito sujo ao ponto de não ser possível a analise, tudo indica que o conteúdo também está comprometido. Destes casos, nós executamos a remoção do tanque, lavagem e limpeza completa do sistema.

 

 

Qual o procedimento correto?

Após inspeção, caso constate que o aditivo está abaixo do nível indicado, é necessário recorrer ao manual do fabricante para saber o tipo e composição do aditivo que será reposto. Está na dúvida? Trás que a gente olha para você sem custo. A avaliação e orçamento são gratuitos em nossa oficina.

 

Mistura

Posso misturar aditivo azul, com o rosa, com o laranja e etc? Não. Cada fabricante e cada montadora tem sua especificação correta. A mistura inadequada de aditivos pode perder a eficiencia, comprometendo sua tranquilidade e performance do sistema.

 

Validade

O sistema deve ser verificado a cada 12 meses. Uma vez por ano, traga o seu carro para uma inspeção rápida e gratuita.

 

Quando não mexer no sistema?

Quando estiver quente! É um risco muito grande parar num posto para abastecer o combustível, como motor quentem em pleno funcionamento e abrir a tampa do reservatório de expansão. Ao fazer isso, a “água” do sistema vai escapar em alta pressão e temperatura para todos os lados. É possível abrir a tampa, com o motor quente sem se ferrir… mas ai mora outro perigo. Quando a tampa for aberta, a água vai extravasar e neste.

 

Quando completar?

O sistema de arrefecimento é selado, totalmente fechado e não deveria “baixar”, diferente do áleo que pode baixar e deve ser completado de acordo com cada carro. Já a “água” não pode baixar e pode indicar que algum vazamento. Não considere normal “adicionar um copo de água por semana no sistema”.

 

Quais os riscos?

O maior problema é ficar na mão. Você e sua família aproveitando aquele final de semana perfeito e o carro, simplesmente morre. Depois vem o superaquecimento, que dilata as peças do motor e causa um estrago gigantesco, com prejuízos astronômicos e algumas vezes irreversíveis, obrigando proprietários a usinar e trocar partes do motor para recupera-los. Estamos falando de valores sempre altos, independente da marca, ano ou modelo do seu carro.

 

Precisa de ajuda ou gostaria de um orçamento pelo Whatsapp?
Clique aqui para atendimento no whatsapp

Quer saber mais sobre oficina, serviços de manutenção e pneus?
Clique aqui para acessar nosso blog de informações

Que saber mais sobre os serviços na oficina São José Pneus?
Clique aqui para serviços automotivos

  • Compartilhe