Motor fervendo – Válvula termostática

Motor fervendo – Valvular termostática

A válvula termostática é responsável pelo fluxo de água (aditivo) dentro do motor. A válvula abre e fecha, permitindo ou não a passagem do aditivo, que passa pelo radiador, resfria e volta para o motor ou reservatório de expansão (o tanquinho de água). Essa válvula pode apresentar problemas com o tempo de uso e travar em uma terminada posição alterando o funcionamento do motor e até causando danos permanentes, pois pode gerar super a aquecimento.

Normalmente não existe vazamento de aditivo quando um dos casos ocorre com a válvula:

Motor super aquece ou “ferve”: este pode ser um sinto de válvula fechada impedindo que o aditivo circule e refrigere o motor. O super-aquecimento pode ocasionar queima das juntas, vazamento de água, óleo e nos casos mais sérios mas não raros, comprometimento total do motor, necessitando nova usinagem, peças, pistões, sensores.. é realmente um grande prejuízo para o motorista.

Motor frio, abaixo da temperatura ideal de trabalho: este pode ser um sintoma de válvula aberta permitindo o fluxo constante do aditivo. A baixa temperatura faz com que a injeção injete mais combustível para tentar alcançar a temperatura ideal de trabalho, o consumo fica seriamente comprometido e o motor trabalha frio, alterando a viscosidade que o óleo deveria e também podendo ocasionar sérios danos a bomba de óleo e ramificações internas do motor.

 

Venha fazer uma visita e órcamento sem compromisso. Aqui temos profissionais e maquinário completo para diagnosticar e solucionar o problema.

São José Pneus, sua oficina de confiança em Santana!

 

  • Compartilhe